14 de maio de 2003

Duas exposições imperdíveis de arte arquitetônica :
Arquitetura de encantamento no ARTE SESC do flamengo - O Palácio Ideal de Joseph Ferdinand Cheval e lidndíssima e original A Casa da Flor de Gabriel Joaquim dosn Santos, dois artístas, arquitétos sem diploma, são construções totalmente espontâneas, pessoais e orgânicas.

Fragmentos de Dominique Perrault no Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, em botafogo - Uma arquitetura minuciosamente estdada para valorizar a paisagem e, atravez de elementos de reflexos como espelhos, "matar a arquitetura" reslatando a natureza original. É fantástico como se invoca o que está involta , iludindo a visão de quem está de fora da obra, e amenizando a de quem está dentro. Uma verdadeira obra de ilusão e exaltação da paisagem.

Agora, pra quem gosta de:
-Musica Clássica
-Documentário
-A direção do Walter Salles

É quase vital, alias, visceral assitir Nelson Freire. É emocionante como o diretor conseguiu deixar esse artísta tímido, genioso, aparentimente carrancudo e pouco verborrágico com sua alma aberta ao espectádor, que, diferente do que o Xexeo do Segundo Caderno do Globo acha, esbanja sentimento e emoção, mostra todo seu talento, sentibilidade e técnica artística. Uma esperiência. Aconselho ir num dia ao cinema num dia tranquilo, comprar com antecedencia e ficar centado nuam mesa de café se deixando tomar conta de um estado mais porpenso à experiência. Não vá chegando em cima da hora e esperando uima camera rápida, pois é um filme pra ser apreciado, e não um simples entreterimento.

Alias, convenhamos, o Xexeo é ótimo pra meter o malho na política e cultura, mas as vezes lhe escapa essa apreciação. O que eu acho mais engraçado nele é como ele sempre levanta a bandeira contra as politcas de incentivo cultural do governo, do quanto as grandes empresas só dão chances para as grandes produções com presenças de pessoas famosas, mas a Mídia que ele edita pouco privilegia esses "desafortunados". Ironias que , se bobear, nem ele mesmo quer ver.
Senso crítico começa no espelho. Senão, é recalque :)