16 de maio de 2002

Fui informado por uma de minhas alunas que eu apareci no programa do Amaury Junior...
Pior, eu não consegui disfarçar que eu tinha percebido que estava sendo filmado...
Pior, eu lembro exatamente do momento que isso aconteceu, e lembro de ter pesando "Caralho, eu não queria ser filmado.. vou fingir que não vi.."

The Cow goes to the Swamp....
Entre as desconheidas, a fama pode ser algo poderoso... Mesmo entre os famosos, pode ser um delimitador... mas entre os artistas verdadeiros, pode ser um suplício.... e um fator de afastamento. Mesmo os que tentam agir tranquilamente, mais isso também pode ser fake. Sinceramente, sinceridade é mais sincero. E dignamente mais digno.

Ser devorado por olhos a distância mesmo que finjam ser frios e controlados, pode ser bom, mas também denotam o quanto ela se protege e não é confiante.
Por outro lado, mostra também que ela já se deixou levar pelo poder que lhe foi concedido... Calvino escreveria um conto sobre essa personagem....

Estudos sobre Dramaturgia cênica me levaram a alguns escritores e principalmente a um em especial, o Mitólogo Joseph Cambell.
Christopher Vogler, o maior aplicador do Herói de Mil Faces (o mais comentado livro de Joe Campbell), em seu A Jornada do Escritor, um mapeador de roteiros hollywooddianos diz:

"No que nos interessa, um mito não é uma inverdade, nem um exagero fantástico, como geralmente se diz. Um mito, como Joseph Campbell gostava de dizer, é uma metáfora de um mistério além da compreensão humana. Ou seja, é uma comparação que nos ajuda a entender, por analogia, alguns aspectos de nossos eus misteriosos. Desse modo, um mito não é uma mentira, mas uma maneira de se chegar a uma verdade profunda.

E o que será, então uma história ? Também é uma metáfora, um modelo de algum aspecto do comportamento humano. É um mecanismo de pensamento, por meio do qual testamos nossas idéias e sentimentos sobre alguma qualidade humana e tentamos aprender mais sobre eles.

Um mito é um tipo especial de história, que lida com os deuses ou as forças de criação, e com as relações entre essas forças e sos seres humanos. Nem todas as histórias modernas são mitos, nem chegam a ter dimensões míticas, mas as histórias que contamos hoje em dia têm muita coisa em comum com a antiga energia que anima os mitos. Os padrões estruturais e os personagens arquetípicos dos mitos fornecem a base de todas as narrativas modernas...”

Porque D.E.V.A.

Duvidas Existenciais e Vicissitudes de um Ator (D.E.V.A), que para não morrer de frio fome e desgoto tem que se produzir e abrir mão do mundo ''mortal'' de trabalho massificado, dinheiro fixo e relações estáveis.... pela arte de se expressar e ser fiel a seu Karma