Ferramentas do ator dramático no realismo
1 - Capacidade de perceber o corpo como organismo
vivo e presente nas relações humanas.
2 - Capacidade de compreender e aplicar os mecanismos de qualificação de relação:
2 - Capacidade de compreender e aplicar os mecanismos de qualificação de relação:
· Relação - A relação desenvolvida entre os atores a
partir de estimulo sensorial.*
· Objetivo - O que se quer do outro, da situação, do
lugar, de si e etc.
· Diálogo interno - O diálogo com a percepção.**
· Circunstância - Os fatos, eventos, acontecimentos sucessivos (A+B+C)***
· Grau de relação - A maneira como se relacionam
afetivamente e socialmente os atores das circunstâncias.
· Antecedente do grau de relação - A história que
qualifique o nível de intimidade vivenciada no grau de relação.
· Transição - A mudança de objetivo ou de estado de
relação.
3- Capacidade de perceber o espaço e promover deslocamentos que auxiliem na qualificação da relação.
· Deslocamento – As trajetórias corporais estabelecidas
na cena.
· Pontos de apoio - Os objetos cênicos que criam
possibilidades de deslocamentos no espaço.
· Delimitação do espaço (4ª parede) - A não
existência de platéia. Um mundo entre quatro paredes. ****
Notas:
*Está tudo no outro. Estar disponível é tudo.
** Sempre com a cena, sempre com o encontro com o outro
*** Sempre precisa haver conflito – a cena é a realidade condensada.
****Para tudo isso o corpo precisa estar sensibilizado, aquecido e pronto para poder estar mais presente, desarmado e disponível!
*Está tudo no outro. Estar disponível é tudo.
** Sempre com a cena, sempre com o encontro com o outro
*** Sempre precisa haver conflito – a cena é a realidade condensada.
****Para tudo isso o corpo precisa estar sensibilizado, aquecido e pronto para poder estar mais presente, desarmado e disponível!
Comentários:
Parece fácil. Não é. Mas é simples. E o simples não é difícil mas é extremamente trabalhoso!
Ao trabalho!
DB