20 de julho de 2010

Ferramentas do ator dramático no realismo



Ferramentas do ator dramático no realismo

1 - Capacidade de perceber o corpo como organismo vivo e presente nas relações humanas.
 
2 - Capacidade de compreender e aplicar os mecanismos de qualificação de relação: 

· Relação - A relação desenvolvida entre os atores a partir de estimulo sensorial.*
·  Objetivo - O que se quer do outro, da situação, do lugar, de si e etc.
· Diálogo interno - O diálogo com a percepção.**
· Circunstância - Os fatos, eventos, acontecimentos sucessivos (A+B+C)***
· Grau de relação - A maneira como se relacionam afetivamente e socialmente os atores das circunstâncias.
·  Antecedente do grau de relação - A história que qualifique o nível de intimidade vivenciada no grau de relação.
·  Transição - A mudança de objetivo ou de estado de relação.


3- Capacidade de perceber o espaço e promover deslocamentos que auxiliem na qualificação da relação.

· Deslocamento – As trajetórias corporais estabelecidas na cena.
· Pontos de apoio - Os objetos cênicos que criam possibilidades de deslocamentos no espaço.
·  Delimitação do espaço (4ª parede) - A não existência de platéia. Um mundo entre quatro paredes. ****
Notas:

*Está tudo no outro. Estar disponível é tudo.

** Sempre com a cena, sempre com o encontro com o outro

*** Sempre precisa haver conflito – a cena é a realidade condensada.

****Para tudo isso o corpo precisa estar sensibilizado, aquecido e pronto para poder estar mais presente, desarmado e disponível!
 
Comentários:
Parece fácil. Não é. Mas é simples. E o simples não é difícil mas é extremamente trabalhoso

Ao trabalho!

DB