1 de abril de 2010

Meu TCC

"Uma obra de arte é boa quando nasceu por necessidade."

RAINER MARIA RILKE


 

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

UniverCidade - Unidade Ipanema


 

CURSO DE TEATRO

covida


 

DEFESAS DE TCC


 


 

D.ZASTROZZI


 

De DANIEL BRAGA


 

Orientação:  VÍTOR LEMOS


 

Banca: MARIA ASSUNÇÃO e OSCAR SARAIVA


 

Dia 05 de abril, segunda-feira às 20h30


 

Local: SALA A503 Prédio A (Anexo) Rua Alm Sadock Sá, 318 Ipanema


 

Meu projeto de criação é uma cena de comédia dramática em cima do texto Zastrozzi de George F. Walker, especialmente o monólogo de apresentação da personagem principal (o próprio Zastrozzi). Em discurso dado por meio de uma seqüência de ações físicas, quero explorar as nuâncias da construção da personagem em diálogo com o próprio processo de criação. Pretendo me inserir e modificar o contexto da situação cênica ao analisá-la durante o processo.  Ruídos sobre a composição em si, talvez em metalinguagem ou quebra direta da linha dramática ficcional da peça de Walker podem ocorrer, como o monólogo de abertura de Bernardo, mas o centro da cena é a composição de Zastrozzi de forma autoral. Por isso D. Zastrozzi (Desastroso; Daniel-Zastrozzi, Desastre).

Agradecimentos do Projeto (escrito em final de Outubro de 2009)

Para Ana Augusta de Medeiros, minha mãe, Julia de Medeiros Braga, minha irmã e Marina de Medeiros Braga, minha sobrinha, com meu amor incondicional;

Para Demétrio Nicolau, meu primeiro professor de teatro, Suzanna Kruger, Daniel Herz, Gerald Thomas e Matheus Nastergali e Ana Kfouri, professores subseqüentes;

Para Carlos "Damião" Wilson (In memoriam), meu primeiro e breve mestre no teatro e seu discípulo Michel Bercovitch, meu segundo mestre;

Para todos os professores do curso, mas principalmente Regina Lucatto, Marli Santoro de Brito, Danuza Sartori, Ricardo Gomes, Luca de Castro, Maria Assunção, Jorge Vasconcelos, Ana Luisa Cardoso e em especial Andréa Maciel, André Gardel, Márcia Rubin, Monnica Emílio, Oscar Saraiva e Fabio Ferreira, que me apontaram importantes caminhos, acreditaram quando duvidaram de mim e continuaram acreditando quando até eu duvidei de minha capacidade.

Para Helena Varvaki e Fred Tolipan, meus novos mestres, que com quem tanto aprendi, também por colocarem barreiras e até sugerirem que eu revisse minha condição de aluno e ator, e, por detrás dessa severidade e compromisso com o curso, me surpreenderam com um carinho imenso.

Para Thereza Rocha, mestra e amiga, divisora de águas, pelos mesmos motivos acima e sem a qual nada disso teria acontecido.

Para Vítor Lemos, coordenador, professor, orientador e mestre, com muita admiração e uma gratidão, figura presente em todas as minhas bancas, cenas finais, aventuras e desventuras, desastres e descobertas nesse curso, desde o começo até hoje.

Para Ruth Ribeiro, pelo trabalho terapêutico, analítico e pela companhia no pensar a arte.

Para os meus amigos André Cavalcanti, Brunno MacCord, Beatriz Benjamin, Daniele Avila, Pitty Webo, Patrícia Gazoni e Isabel Pacheco, pela força e carinho para que eu seguisse meu sonho e ingressasse e percorresse este curso.

Para meus colegas de curso Jonathan Azevedo, Andressa Bottino, Luiza Vasconcellos, João Guióia, Clarisse Goldberg, Ana Fonte, Pedro Calazan, Jeyse Valente, André Peregrino, Isabella Rodrigues, Sabrina Braga, Aline Menezes, Mariana Amaral, Teresa Tostes, Zoatha David e Jonas de Sá por todos os momentos, com muita alegria.

Para Felipe Cavalcanti, Thadeu Meirelles, Ronaldo Salles, meus compreensivos e divertidos chefes no estágio no VT e, mais que todos, Rafael Dias, meu chefe atual, que aceitou minha inscrição no começo e que acolheu, com muita compreensão, paciência, tranqüilidade e a forma profissional, possibilitando pagar grande parte dos meus estudos com o meu suor de trabalho, especialmente nessa etapa final, alem de me proporcionar uma nova profissão.

Para meus companheiros de estágio, pela companhia, compreensão e momentos inesquecíveis de trabalho e diversão

e

Para meus dois maiores e melhores amigos no curso: Alex Reis e Pedro Emanuel Marques, com admiração, carinho, amizade, ternura e companheirismo. Sempre serei seu camarada, amigões.

Esse trabalho é dedicado a vocês todos. Sem exceções. Obrigado de corpo e coração.