19 de setembro de 2003

O que posso dizer? Ana Ca, Annie e Carol, obrigado por terem ido. Foi uma passada com grandes acertos e grandes erros, mas o que mais me chateou foi o fato dela estar bem vazia. é, mas tudo bem, estou começando a achar que, em vez de fazerem aquela campanha "Vá ao teatro" deviam fazer uma dizendo "Desculpe, mas teatro não é pra qualquer um".
Eu sou uma pessoa que amo TV e cinema, mas acho que só idiotas gostam apenas desse recursos e não de teatro também.
E o pior, se você conversar com as pessoas, elas nem sempre tem algo contra o teatro, as vezes pelo contrário: algumas revelam que gostariam de ir mais ao teatro. Ai, você pergunta pra pessoa porque ela não modifica esse hábito, e ai elas responde disparates "Teatro é caro, é muito mais barato ir ao cinema ou assistir um DVD em casa", "E ir com quem?" , "Mas em teatro é ao vivo, pode alguma coisa pode sair errado", "Mas e lá tem alguma diferença?".
Na verdade, é pura e simplesmente falta de hábito. E toda vez que o ser humano se defronta com alguma coisa que quebre seu paradigma, ele tende a repulsa-la, como se fosse algo ruim. Ou seja, sua ignorância leva ao medo. E ai, longe da sabedoria ele não evolui.
Bom, quanto a dinheiro, depende do que você chama de mais caro. Algumas vezes sai até mais barato. Algumas vezes são os mesmo preços, e outras você paga mais dinheiro, mas recebe bem mais. Bem mais. Detalhe que essa mesma pessoa às vezes paga três vezes mais pra ver um show.
Quanto à companhia, é, essa é complicada, pois se você já tem medo, imagina convencer uma outra pessoa que pode ser algo legal? Isso seria o mesmo que você achar que pode mudar o mundo simplesmente pelo seu comportamento....!
Ah, e cinema não têm erro? Quantas vezes você viu um erro de edição, de som; quantas vezes você ouviu o mesmo barulho de porta, pessoa caindo, tiro, laser; quantas vezes você viu o microfone em cena, ou percebeu que um ator estava mal no papel no filme? Quantas vezes a fita de vídeo embolou, o DVD não leu ou pulou, alguém falou em cima de uma fala, barulho de celular, mastigação..,
E lá tem diferença? Como não tem? Se você acha que não tem, então vá verificar. O teatro (o bom teatro pelo menos) tem suor, cheiro... Os atores em sua maioria (e nessa, 99% dos bons atores estão enquadrados) se preparam para atuar ao vivo, até porque a câmera capta algo que aconteceu “ao vivo” a um período atrás. É no palco que o ator se sente completo, troca com a platéia e se torna feliz de estar atuando. E tudo que fazemos com felicidade, fazemos melhor. Portanto ai está o segredinho praqueles que merecem ir ao teatro: vão ver os atores fazerem seus melhores trabalhos.
*********
Depois da peça, cai no show (nada mais teatral, principalmente a luz, que show hoje em dia) da MPB FM. Cheguei com o fim da Marina Lima, Assisti Ana Carolina, Fernanda Abreu e o Monobloco, sendo que aquele DJ Sério que toca muita MPB em Drum’n’Bass animava os intervalos. Muito divertido.