14 de setembro de 2004

Frases retiradas de "anotações em aula do Michel", de Daniel Braga

Prática de Montagem O Beijo no Asfalto 24/5/2000
"O homem é o que faz, cria, constrói, estuda, lê."

"Disciplinar-se, estudar a sério o texto, sem distrações, para se divertir na hora do ensaio/teste/apresentação."

"Ninguém está botando uma arma na sua cabeça e dizendo: Vai fazer teatro!..Então, não complique, faça!"

"Ressalte os verbos do texto. Neles estão as ações da cena"

Workshop Ator Autor - 26/03/2001

" Ator Autor - Sensibilidade - Artista - Ser Ativo - Queima Energia- Transformá-la de passiva para ativa, da inércia para o dinamismo - Experiência imaginativa - instrumento sonoro - movimento e som - Energia do texto - Surpresa - Como se fala - Desejo de estar em cena"

Anotações como professor assistente da Oficina Miche Bercovitch
"Originalidade através da verdade cênica - Criação de cena a partir do ator - Dirigir-se a sí mesmo para encontrar o artístico "

" As outras artes tentam simular a musica. A dramaturgia de cena portanto pode ser vista como uma "partitura cênica" que decupamos em partes e etapas - Decupagem,.Unidade, Experimento, Repetição da Unidade, Colagem -Estudar as falas -observar o que elas escondem e o que realmente dizem e como dividir as emoções que passam por elas. Trabalhar também e muito com a ausência."

"Desejo visceral de estar em cena -> Expressão do ator -> Fazer com Arte, com estética, com beleza e prazer!"

"Linhas na cena conectam o ator á platéia e a contracena, onde ele precisa contar a historia sem gestos mecânicos, mas com verdade cênica, saboreando o texto”.

"Sentir é intuitivo, o importante é transmite para a platéia, através da entrega, do mergulho no texto e na cena""Eugene Barba: Dramaturgia é tudo que está em cena”

"O Ator deve experimentar o contrário, pois o ser humano é contraditório. Deslocar o pensamento, ampliar a percepção. Meio arte, meio loucura”.

"O Teatro é para o outro. Precisa ter contemplação, estética, simetria e comunicação. E precisa se combinar o “curtir” com a “coragem de fazer”"

"Ator é momento"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!