29 de janeiro de 2004

*Momento Propaganda 1*
Aguarde dados sobre MEU ESPETÁCULO.... Agora, show produzido por uma amiga:

Tándava - Mantra & Piano
show com Gabriel Reznik

no Mistura Fina da Lagoa
dia 1 de fevereiro de 2004
20:30h - R$15,00

Informações: 2286-5229
Universidade de Yôga - Unidade Botafogo
Rua Conde de Irajá, 340

TÁNDAVA é o nome do projeto que surgiu através da União Internacional de Yôga e do pianista Gabriel Reznik. Tem como objetivo combinar, em um espetáculo musical, a força ancestral dos mantras, da percussão dos tambores, das vozes e das fortes harmonias rítmicas do piano. Ao mesmo tempo, a estrutura desta combinação deixa lugar para que o piano realize improvisações rítmicas e melódicas sobre a estrutura dos mantras, o que permite ao ouvinte participar de forma ativa, vocalizando os mantras, ou simplesmente desfrutando das improvisações do piano.

TÁNDAVA representa uma das várias danças de Shiva, o bailarino, criador mitológico do Yôga. Mantras são combinações vocálicas que atuam diretamente no corpo humano. Eles são capazes de produzir as mais variadas transformações através de sons e ultra-sons inerentes à língua sânscrita, a partir da qual foram elaborados há milhares de anos.

Podem servir para relaxar, energizar, tonificar, sedar, mas, principalmente, servem para levar aquele que os vocaliza ao estado de meditação ou outros mais avançados. A prática de mantra é uma técnica sem conotação mística ou religiosa. Nesse trabalho, utilizam-se os mantras do tipo kirtan, de natureza alegre e extroversora.

Gabriel Reznik nasceu no ano de 1977, em Buenos Aires, Argentina. Começou seus estudos musicais desde muito cedo, aprendendo com professores de piano e de distintas áreas da música. Aos 16 anos já estava dedicando-se profissionalmente à música, tocando piano e teclado, e dando aulas. Pouco tempo depois que começou a sua formação no repertório da música clássica, já se voltou ao mundo do jazz e do tango. No ano de 1997, começou uma viagem por vários países do mundo, o que lhe permitiu, ao longo de quase dois anos, conhecer as distintas tradições musicais de cada país. Da mesma maneira, pôde criar e confirmar o seu próprio estilo, em cada lugar em que se apresentou.

No ano 2000, travou contato com a União Internacional de Yôga em Buenos Aires. Sob a orientação do professor Edgardo Caramella, presidente da Federação de Yôga da Argentina, começou a praticar Swásthya Yôga e a vocalizar os mantras, que fazem parte desta prática milenar.

A partir destas vivências, começou a criar um estilo musical unindo a força dos estilos telúricos com a criatividade das improvisações provenientes do jazz. Isto deu como resultado um estilo musical que é, a um só tempo, enérgico e suave, melódico e rítmico, que permite que o piano cante e manifeste ao mesmo tempo, com ou sem acompanhamento vocal, a forte essência dos mantras.

Os que têm a posibilidade de participar de TÁNDAVA- Show de Mantra & Piano nunca se esquecem desta vivência, na qual se combinam de forma nova e prazerosa uma prática de mantras e uma viagem musical, acompanhada por piano, tabla (instrumento de percussão indiano) e vozes.

TÁNDAVA- Show de Mantra & Piano acontecerá no Mistura Fina da Lagoa, dia 1 de fevereiro de 2004, a partir das 20:30h.