22 de março de 2003

Repetir, nessas horas, é sempre bom.

Passivo Versus Pacífico

A Parábola da Serpente
Certa vez, os habitantes de uma aldeia indiana foram procurar um sábio yôgi para pedir seus conselhos:

- Mestre, nas imediações de nossas plantações vive uma cobra perigosíssima que a todos ataca indiscriminadamente, matando homens, mulheres, velhos e crianças sem piedade. Todos temos medo de ir ao campo trabalhar. Que devemos fazer ?

O Yôgi disse-lhes que voltassem para suas choupanas e que ele iria falar com a serpente. Na manhã seguinte, bem cedo, foi ter com ela. Não precisou procurar muito, porque o ofídio estava sempre por perto do vilarejo. Era uma majestosa naja, de respeitável tamanho. O sábio se aproximou sem temor, sentou-se perto dela e passou-lhe um belo sermão sobre ahimsa, o princípio ético de não agressão. Certo de que sua ouvinte compreendera, levantou-se e partiu. Dali a alguns dias, foi procurado pela serpente:

- Mestre, o senhor me aconselhou a não atacar as pessoas e assim o fiz. Aos poucos os aldeões foram se convencendo que eu não lhes oferecia perigo e passaram a me perseguir e agredir de todas as formas. Vejas como estou toda machucada de pedradas.

Então o Yôgi retrucou:
- Minha filha. Aconselhei que não picasses, não proibi que silvasse.
Recebi essa de uma amiga americana... Aparentemente inofencisvo:

"You know the world is going crazy when the best rapper is a white guy, the best golfer is a black guy, France is accusing the US of arrogance and Germany doesn't want to go to war."

Mas olhando bem, alem de preocnceituosa, essa frase mostra bem como um americano se sente quando seu Governo faz merda: Ele reclama, mas no fundo, ele acha que errado são os outros.
Ou pelo menos nesse caso, "errado" eram os outros. Mesmo assim, ainda demonstra algum complexo de supeioridade, do tipo, o mundo está errado porque estamos fazendo merda. Eles não tem noção de que sempre se imporaram como Império. Quem saiba, dos milhões de mortos e feridos, essa realidade não possa lhe ficar mais clara? Ai sim, seria louco.