22 de março de 2003

Repetir, nessas horas, é sempre bom.

Passivo Versus Pacífico

A Parábola da Serpente
Certa vez, os habitantes de uma aldeia indiana foram procurar um sábio yôgi para pedir seus conselhos:

- Mestre, nas imediações de nossas plantações vive uma cobra perigosíssima que a todos ataca indiscriminadamente, matando homens, mulheres, velhos e crianças sem piedade. Todos temos medo de ir ao campo trabalhar. Que devemos fazer ?

O Yôgi disse-lhes que voltassem para suas choupanas e que ele iria falar com a serpente. Na manhã seguinte, bem cedo, foi ter com ela. Não precisou procurar muito, porque o ofídio estava sempre por perto do vilarejo. Era uma majestosa naja, de respeitável tamanho. O sábio se aproximou sem temor, sentou-se perto dela e passou-lhe um belo sermão sobre ahimsa, o princípio ético de não agressão. Certo de que sua ouvinte compreendera, levantou-se e partiu. Dali a alguns dias, foi procurado pela serpente:

- Mestre, o senhor me aconselhou a não atacar as pessoas e assim o fiz. Aos poucos os aldeões foram se convencendo que eu não lhes oferecia perigo e passaram a me perseguir e agredir de todas as formas. Vejas como estou toda machucada de pedradas.

Então o Yôgi retrucou:
- Minha filha. Aconselhei que não picasses, não proibi que silvasse.

Nenhum comentário: