29 de maio de 2002

Passivo Versus Pacífico

A Parábola da Serpente

Certa vez, os habitantes de uma aldeia indiana foram procurar um sábio yôgi para pedir seus conselhos:

- Mestre, nas imediações de nossas plantações vive uma cobra perigosíssima que a todos ataca indiscriminadamente, matando homens, mulheres, velhos e crianças sem piedade. Todos temos medo de ir ao campo trabalhar. Que devemos fazer ?

O yôgi disse-lhes que voltassem para suas choupanas e que ele iria falar com a serpente. Na manhã seguinte, bem cedo, foi ter com ela. Não precisou procurar muito, porque o ofídio estava sempre por perto do vilarejo. Era uma majestosa naja, de respeitável tamanho. O sábio se aproximou sem temor, sentou-se perto dela e passou-lhe um belo sermão sobre ahimsa, o princípio ético de não agressão. Certo de que sua ouvinte compreendera, levantou-se e partiu. Dali a alguns dias, foi procurado pela serpente:

- Mestre, o senhor me aconselhou a não atacar as pessoas e assim o fiz. Aos poucos os aldeões foram se convencendo que eu não lhes oferecia perigo e passaram a me perseguir e agredir de todas as formas. Vejas como estou toda machucada de pedradas.

Então o yôgi retrucou:

- Minha filha. Aconselhei que não picasses, não proibi que silvasse.




E se achar que falo escuro,
não me tache:
acenda uma candeia no entendimento

Oswald de Andrade
É impressionante como algumas pessoas gostam de se enganar.Ou pior, conquistam várias coisas, mas não se sentem bem com suas escolhas e méritos. Criam assim uma redoma de sarcasmo e intolerância a tudo o que lhe é diferente, ridiculariza os que tomaram outras decisões com mais segurança e lidam bem com isso.

E ainda pousa de seu amigo brincalhão. De apenas estar te zoando. Sei!

De qualquer forma é evidente que acabam por perder amigos assim. Ontem quase não fui encontra com ele e outros conhecidos pois sabia que poderia passar por isso, mas teve gente que não foi pois deram um basta nessa situação.

O engraçado é que não fui zoado, mas não pude deixar de achar ridículo o “Tudo ótimo, melhor impossível” de resposta a um singelo “tudo bem ?”
A quem essa pessoa quer convencer ? acredito que apenas a ela mesma, porque a mim não consegue convencer.
Hipócrita fui eu de ter ido, mas fazer o que, tinha prometido...

Engraçado também é aquela situação de você encontrar um amigo que namora uma menina quer você tinha uma relação estreitamente sexual. Eu tava tranqüilo, o cara “aparentemente” estava tranqüilo, mas a menina (que deveria ser a única tranqüila) fica com aquela cara séria. Vai entender.