31 de maio de 2002

Que som doido! Muito bom!


Mais um mantra:

Ganêsha charanam, charanam Ganêsha
Ganêsha, Ganêsha...

Ganêsha charanam, charanam Ganêsha
Ganêsha, Ganêsha...


Safado! 8)

Engraçado é que pode parecer papo, mas quero me apaixonar.

É claro que, do jeito que eu faço as coisas, fica parecendo que eu quero só resolver uma carência afetiva, mas sou assim, tátil, sensorial.
Só descubro se gosto da pessoa depois de ter experimentado ela , devorado....

É assim. Aceitar isso é que é um milagre feminino. Poucas conseguiram.

Escrever sempre é muito bom principalmente quando vc quer ser sincero consigo mesmo.
Me peguei escrevendo isso num mail para uma amiga que está viajando e está longe a muito tempo (escrevi isso solto, entre as varias noticias boas):

“Estou muito só, e vejo que é muito complicado me relacionar com alguém que entenda meu momento artístico e minha falta de estabilidade financeira. Mas vou levando.”

Que doido. Mas é verdade. Sei que sou carente, mas orgulhoso demais pra resolver isso assim, de qualquer forma. Fico esperando o momento certo, e me arrisco demais algumas horas, o que me faz voltar a estaca zero e a minha redoma de vidro.

Muito doido mesmo. Fazer o que.... Pelo menos eu identifico e racionalizo.


Catarses.


Diga a verdade... e saia correndo

Provérbio Iugoslavo

30 de maio de 2002

Um dia, um filósofo estava conversando com o Diabo quando passou um sábio com um saco cheio de verdades. Distraído, como os sábios em geral são, não percebeu que caíra uma verdade.




Um homem comum vinha passando e vendo aquela verdade ali caída, aproximou-se cautelosamente, examinou-a como quem teme ser mordido por ela e, após convencer-se de não havia perigo, tomou-a em suas mãos, fitou-a longamente, extasiado e, então, saiu correndo e gritando: “Encontrei a verdade! Encontrei a verdade!”




Diante disso, o filósofo virou-se para o Diabo e disse: “Agora você se deu mal. Aquele homem achou a verdade e todos vãos saber que você não existe...”





Mas, seguro de si, o Diabo retrucou: “Muito pelo contrário. Ele encontrou um pedaço da verdade. Com ela, vai fundar mais uma religião e eu vou ficar mais forte!”
Dei beijo na boca!
Não desopilei totalmente, mas pelo menos troquei saliva, já tá valendo..
Mas rolou um "vamos continuar daqui"... espero que sim... essa Lua Cheia me deixou bem Pele & Sentidos....

29 de maio de 2002

Passivo Versus Pacífico

A Parábola da Serpente

Certa vez, os habitantes de uma aldeia indiana foram procurar um sábio yôgi para pedir seus conselhos:

- Mestre, nas imediações de nossas plantações vive uma cobra perigosíssima que a todos ataca indiscriminadamente, matando homens, mulheres, velhos e crianças sem piedade. Todos temos medo de ir ao campo trabalhar. Que devemos fazer ?

O yôgi disse-lhes que voltassem para suas choupanas e que ele iria falar com a serpente. Na manhã seguinte, bem cedo, foi ter com ela. Não precisou procurar muito, porque o ofídio estava sempre por perto do vilarejo. Era uma majestosa naja, de respeitável tamanho. O sábio se aproximou sem temor, sentou-se perto dela e passou-lhe um belo sermão sobre ahimsa, o princípio ético de não agressão. Certo de que sua ouvinte compreendera, levantou-se e partiu. Dali a alguns dias, foi procurado pela serpente:

- Mestre, o senhor me aconselhou a não atacar as pessoas e assim o fiz. Aos poucos os aldeões foram se convencendo que eu não lhes oferecia perigo e passaram a me perseguir e agredir de todas as formas. Vejas como estou toda machucada de pedradas.

Então o yôgi retrucou:

- Minha filha. Aconselhei que não picasses, não proibi que silvasse.




E se achar que falo escuro,
não me tache:
acenda uma candeia no entendimento

Oswald de Andrade
É impressionante como algumas pessoas gostam de se enganar.Ou pior, conquistam várias coisas, mas não se sentem bem com suas escolhas e méritos. Criam assim uma redoma de sarcasmo e intolerância a tudo o que lhe é diferente, ridiculariza os que tomaram outras decisões com mais segurança e lidam bem com isso.

E ainda pousa de seu amigo brincalhão. De apenas estar te zoando. Sei!

De qualquer forma é evidente que acabam por perder amigos assim. Ontem quase não fui encontra com ele e outros conhecidos pois sabia que poderia passar por isso, mas teve gente que não foi pois deram um basta nessa situação.

O engraçado é que não fui zoado, mas não pude deixar de achar ridículo o “Tudo ótimo, melhor impossível” de resposta a um singelo “tudo bem ?”
A quem essa pessoa quer convencer ? acredito que apenas a ela mesma, porque a mim não consegue convencer.
Hipócrita fui eu de ter ido, mas fazer o que, tinha prometido...

Engraçado também é aquela situação de você encontrar um amigo que namora uma menina quer você tinha uma relação estreitamente sexual. Eu tava tranqüilo, o cara “aparentemente” estava tranqüilo, mas a menina (que deveria ser a única tranqüila) fica com aquela cara séria. Vai entender.

28 de maio de 2002

Vou repetir:
"Não seja humilde, vc não é tão importante assim." Oscar Wilde

27 de maio de 2002

Tradicional: Baixo Gávea domingo.
Comentário geral: o teste da peça do Domingos.
Atrizes... (ver post longo)
Hipocrisia: criticar qualquer droga com um choop numa mão e um cigarro noutra


Mercutio - True, I talk of dreams,
Which are the children of a idle brain,
Begot of nothing but fantasy
Which is a thin of substance as the air
And more inconstant than the wind, who
wooes
Even now the frozen bosom of the north,
And, being anger’d, puffs away from thence
Turning his face to the dew-dropping south.

24 de maio de 2002

Choro muito quando leio isso, de alegria e de emoção de alguém conseguir entender e expressar amor a essa vida miserável.
Coloquei na minha cortiça e vou lê-lo todos os dias.

O ATOR por Plínio Marcos
Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro ou cínico o suficiente para ele permanecer indiferente às desgraças ou alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave onde ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu na sua vida.
Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade e por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que por desencanto ou medo se sujeita, e inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.
Os atores têm esse dom. Eles têm o talento de atingir as pessoas nos pontos onde não existem defesas. Os atores, eles, e não os diretores e autores, têm esse dom. Por isso o artista do teatro é o ator.
O público vai ao teatro por causa dos atores. O autor de teatro é bom na medida em que escreve peças que dão margem a grandes interpretações dos atores. Mas o ator tem que se conscientizar de que é um cristo da humanidade e que seu talento é muito mais uma condenação do que uma dádiva. O ator tem que saber que, para ser um ator de verdade, vai ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios. É preciso que o ator tenha muita coragem, muita humildade e sobretudo um transbordamento de amor fraterno para abdicar da própria personalidade em favor da personalidade de suas personagens, com a única finalidade de fazer a sociedade entender que ser humano não tem instintos e sensibilidade padronizados, como os hipócritas com seus códigos de ética pretendem.
Eu amo os atores nas suas alucinantes variações de humor, nas suas crises de euforia ou depressão. Amo o ator no desespero de sua insegurança, quando ele, como viajante solitário, sem a bússola da fé ou da ideologia, é obrigado a vagar pelos labirintos de sua mente, procurando no seu mais secreto íntimo afinidades com as distorções de caráter que seu personagem tem. E amo muito mais o ator quando, depois de tantos martírios, surge no palco com segurança, emprestando seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade para expor sem nenhuma reserva toda a fragilidade do ser humano reprimido, violentado. Eu amo o ator, que se empresta inteiro para expor para a platéia os aleijões da alma humana, com a única finalidade de que seu público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor que tem que ser construído pela harmonia e pelo amor. Eu amo os atores que sabem que a única recompensa que podem ter – não é o dinheiro, não são os aplausos – é a esperança de poder rir todos os risos e chorar todos os prantos. Eu amo os atores que sabem que no palco cada palavra e cada gesto são efêmeros e que nada registra nem documenta sua grandeza. Amo os atores e por eles amo o teatro e sei que é por eles que o teatro é eterno e que jamais será superado por qualquer arte que tenha que se valer da técnica mecânica.




23 de maio de 2002

Já que o assunto é música, puritanismo e versões, vamos a um choque de egrégoras:

Tainted Love em qualquer versão é divina, especial e única.
Soft Cell, Depeche mode (Remix) e Marilyn Mason




Perdoe-me os Beatlesmaniacs purista (sou um deles) mas as versões que estão na trilha do filme "I am Sam" são maravilhosas!
Destaque para o Ben Harper (Strawberry Fields Forever) e Nick Cave (Let it Be)

Nada a dever ao original, bem diferente daquele assassinato da Rita Lee


T E S T E

ATORES E ATRIZES DE 17 A 25 ANOS


PARA MONTAGEM DO ESPETÁCULO

“ OS MELHORES ANOS DE NOSSAS VIDAS ”

DIREÇÃO : DOMINGOS OLIVEIRA





DIA : 25 / 05 ( SÁBADO )

HORÁRIO : 12 H (MEIO-DIA)

LOCAL : TEATRO DO PLANETÁRIO DA GÁVEA

( Av. Padre Leonel Franca , 140 - GÁVEA )



LEVAR CURRÍCULO E FOTO .

Ok... Vegetarianismo tem alguns problemas:

"Mas nem frango ?"
"Mas nem um peixinho ?"
"Vc só come salada?"

Nenhuma carne. Nem Brancas, nem lilás, nem fruta cor. Só isso!

Fumaça de cigarro passou a me irritar tremendamente, com a apuração do meu olfato.
Minha visão está sinistra. Superman mesmo!

Vou nem disser da potência sexual, pra não ficar deprimido... mas é o conjunto Yôga e vegetarianismo (ovo-lacto-vegetariano. Nem sei se quero ser só ovo ou só lacto ou nenhum dos dois. Mamífero, né ?)

"Nenhum samádhi é possível sem kundaliní"
Shivánanda

What Never Ending Story character are you?Yeah, Ceni did this.
Eu não sou a Mary Jane!!!! Mas amo essa Ruiva!!!!!!!


Take the Which Spider-Man Character Are You? quiz by ZyberGoat

which Episode II character are you?




Yoda. Jedi Master. Your word is pretty much gospel, as far as others are concerned. You stick to your roots and have a good head on your shoulders. You can always provide a good response to those in need of answers, or those who just want to talk. You may not look tough, but inside you've got more power than the majoirty of people.



22 de maio de 2002

Tenho perdido a hora sistematicamente.
Acho que está na hora de tomar vergonha na cara, mandar consertar a pulseira do relógio e parar de utilizar o Celular para consultar as horas... pois eu o deixo no ponto do quarto onde o sinal é melhor e não consulto com freqüência, olhando de vez em quando pro relógio do som e dizendo “ah, não!”.
"Alguns homens lutam um dia e são bons;
outros lutam um ano e são melhores;
mas os que lutam a vida toda...
esse são imprescindíveis"

Bertolt Brecht

Imprescindível, pra mim mesmo pelo menos... eu sou!
Acho que todo Brasileiro que liga sua TV de noite deveria ler antes disso 1984... e entender o que está acontecendo com ele e o mundo... E aqueles que lêm jornal, ler Os Templários.

Por motivos cênicos, estou totalmente envolvido com os contos do Ítalo Calvino. Uma boa coletânea é O General na Biblioteca.
"O Imprestável" tem uma característica da qual eu compartilho, problemas com cadarços!
"O Homem que chamava Tereza" é quase Harold Pinter, de tão absurdo
"A decapitação dos Chefes" é algo extremamente datada, e acho que por isso, atual.
"O Raio", "Quem se contenta" "A tribo que olhava para o céu" lirismo e fábula
"O Espelho, o alvo" é de uma leveza singular

Mas meu preferido é sem dúvida "Ovelha Negra". É simples e acho que por isso, perfeito.

Who's Your 80s Movie Icon Alter-Ego? Find out @ She's Crafty

Which Buffy Bad Guy Are You? Find out @ She's Crafty



Which Buffy Guy Are You? Find out @ She's Crafty

21 de maio de 2002

Campanha me ajude a melhor isso aqui: Alguém quer me ajudar a criar um design maneiro ? Com Máscaras Teatrais, Shivas Natarájas dançando, Focos de Luz e Sombras...
Coração vazio, sem ninguém. E ao mesmo tempo, me apaixonando a cada segundo, várias vezes por dia.
Focar isso é que está bem difícil.

eu também conheço o hiro

"Até os paranóicos tem inimigos reais" Grouxo Marx

19 de maio de 2002

Aos 18 achava que iria sair de casa. Sai, é verdade, mas pra casa do meu pai.
Voltei com o rabo entre as pernas...
Nova tentativa aos 21. Desastre total. Não passei nem uma semana fora
Depois de uma namorada morar aqui comigo, fomos morar na casa a mãe dela (não sei qual dessas foi a pior pra cada um, mas ambas foram difíceis)
Quando nos separamos, tentei morar num kitnet vazio , com uma geladeira, um colchonete, um fogãozinho de camping e um rádio. Entrei em pânico.
Quando decidi que voltaria a atuar, sabia que ia ficar sem dinheiro (e ele simplesmente foi acabando) agora não tenho nem pra bancar um mês num apê.
Vamos ver o que acontece. Aqui a coisa ta mal. Agressão física e verbal, falta de privacidade e ameaças de despejo. Vou escrevendo e trabalhando e ver aonde isso vai parar.






Outro dia conversando com um amigão meu cheguei a conclusão (ó, gênio dos gênios) que tenho que ter metas mais quantificáveis pra realizar certos sonhos....

Conversando agora com uma amigona descobri o que é: Sair (denovodenovodenovo) desse inferno que é a casa de minha mãe. Vai ser a quarta vez, mas dessa vez é sem volta (já passei por coisas piores, mas era uma criança perdida e assustada).

TUDO que eu queria era um Apart Hotel pago durante um ano (ficava sem comprar nada, roupa, saída, nada mesmo) e ficava só trabalhando.... ia ser um ano feliz...


Como esperado, a menina furou
(ou talvez eu não tenha insistido muito... mas ela já atendeu meio mole, me chamando pra ir num encontro da galera dela hoje... galera ? eu queria sair sozinho com ela, porra!)

Fui ver Spider Man no cinema com uma galera diferente, mescla de teatro com praticantes de Yôga... legal, bem divertido o filme, na medida de um entretenimento.
Fomos naquela Pizzaria ao ar livre da Urca, compartilhar nosso gosto vegetariano em uma pizza de Mussarela de Búfala com tomate seco e champion.... chegou uma galera que tinha ido ver O Evangelho segundo Jesus Cristo (puta texto, péssima montagem, direção horrível, os principais são tétricos, salvo o demônio e Deus) e ficamos de papo pro ar...

Esqueci totalmente dos meus outros programas (ainda bem) mas a noite terminou cedo, me obrigando a assistir TV sozinho (nessas horas sempre aparece uma comédia romântica na TV pra te deprimir, como esse Louco por Você, que o cara engole Xampu pensando na mina... Xampu!) Smallville (não sei porque eu ainda insisto em assistir essa porra.. acho que é alguma esperança que melhore, pois a idéia é muito boa) e mais Episode II.
Nada como uma “movimentada” noite de sábado pra me convencer que:

Ou eu arranjo uma namorada
Passo a só sair dia de semana

Isso que proibiram a venda do meu antidepressivo natural, o Hipérico (Erva de São João) senão eu tinha ido sozinho na People (provavelmente dar com a cara na parede, mas pelo menos não tinha ficado em casa)

Agora é ler, escrever e esperar que um raio caia e traga alguma eletricidade em tudo.




18 de maio de 2002

Independente da opção, dançar é certo, segundo minha tendência Shiva Natarája:

“Só posso crer num deus que saiba dançar” Nietzsche
Opções da noite:

- ER Rave (Bala, Transe, conhecidos, possibilidade de encontrar amigos..)
- Convite para ir a People (Patricinhas, amigo e conhecidos...)
- Sister Moon grátis (Amigo, ambiente legal, pessoas legais..)

A dúvida empera....
Isso se a menina que eu queria sair não ligar, claro (mas é melhor não contar com isso..)

Retorno ao momento nerd….
Count Dooku to Master Yoda- “It is obvious that this contest can not be decided by our knowledge of the force...(*Light saber turning on*) but by our skills with the Light saber.”

OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHH!
(*another light saber turning on*)

Acho que esse momento nerd não vai passar tão cedo...
"Os solteiros ricos deviam pagar o dobro de impostos. Não é justo que alguns homens sejam mais felizes do que os outros." (Oscar Wilde)

17 de maio de 2002

Ok... momento Nerd...
Star Wars - Episode II - Attack of the Clones é MUITO bom, mesmo em cópia pirata de DVD...
Mestre Wendu (Samuel J. Jackson) é sinistro, mas ninguem luta como o mestre dos mestres... Yoda!

Pronto, passou o momento Nerd...

16 de maio de 2002

Fui informado por uma de minhas alunas que eu apareci no programa do Amaury Junior...
Pior, eu não consegui disfarçar que eu tinha percebido que estava sendo filmado...
Pior, eu lembro exatamente do momento que isso aconteceu, e lembro de ter pesando "Caralho, eu não queria ser filmado.. vou fingir que não vi.."

The Cow goes to the Swamp....
Entre as desconheidas, a fama pode ser algo poderoso... Mesmo entre os famosos, pode ser um delimitador... mas entre os artistas verdadeiros, pode ser um suplício.... e um fator de afastamento. Mesmo os que tentam agir tranquilamente, mais isso também pode ser fake. Sinceramente, sinceridade é mais sincero. E dignamente mais digno.

Ser devorado por olhos a distância mesmo que finjam ser frios e controlados, pode ser bom, mas também denotam o quanto ela se protege e não é confiante.
Por outro lado, mostra também que ela já se deixou levar pelo poder que lhe foi concedido... Calvino escreveria um conto sobre essa personagem....

Estudos sobre Dramaturgia cênica me levaram a alguns escritores e principalmente a um em especial, o Mitólogo Joseph Cambell.
Christopher Vogler, o maior aplicador do Herói de Mil Faces (o mais comentado livro de Joe Campbell), em seu A Jornada do Escritor, um mapeador de roteiros hollywooddianos diz:

"No que nos interessa, um mito não é uma inverdade, nem um exagero fantástico, como geralmente se diz. Um mito, como Joseph Campbell gostava de dizer, é uma metáfora de um mistério além da compreensão humana. Ou seja, é uma comparação que nos ajuda a entender, por analogia, alguns aspectos de nossos eus misteriosos. Desse modo, um mito não é uma mentira, mas uma maneira de se chegar a uma verdade profunda.

E o que será, então uma história ? Também é uma metáfora, um modelo de algum aspecto do comportamento humano. É um mecanismo de pensamento, por meio do qual testamos nossas idéias e sentimentos sobre alguma qualidade humana e tentamos aprender mais sobre eles.

Um mito é um tipo especial de história, que lida com os deuses ou as forças de criação, e com as relações entre essas forças e sos seres humanos. Nem todas as histórias modernas são mitos, nem chegam a ter dimensões míticas, mas as histórias que contamos hoje em dia têm muita coisa em comum com a antiga energia que anima os mitos. Os padrões estruturais e os personagens arquetípicos dos mitos fornecem a base de todas as narrativas modernas...”

Porque D.E.V.A.

Duvidas Existenciais e Vicissitudes de um Ator (D.E.V.A), que para não morrer de frio fome e desgoto tem que se produzir e abrir mão do mundo ''mortal'' de trabalho massificado, dinheiro fixo e relações estáveis.... pela arte de se expressar e ser fiel a seu Karma

15 de maio de 2002

Alguns atores esperam ao lado do telefone para serem chamados para trabalhar como as grandes estrelas que são...
Sendo que apenas alguns desses rodam as agências com material e mostram a cara no Projac e outros lugares similares...
Outros ligam para os que estão trabalhando e perguntam se não tão precisando de alguém.
Alguns poucos estão engajados em projetos ou companhias e esperam que o produtor/diretor/encenador traga o material , o texto, o roteiro e/ou a dramaturgia para que eles executem ...

Alguns poucos (poucos mesmo) não esperam, agem. São autorais. Reúnem-se com seus companheiros, procuram se produzir e dirigir, e acabam por tão envolvidos com suas idéias acabam por acoplar algum bom produtor/diretor/encenador que os direcione ou auxilie a produzir. Esse processo, menos comum e mais trabalhoso é sem dúvidas, mais autoral e prazeroso.

Tenho a satisfação de ser esse ultimo exemplo. Não quer ser chamado pra trabalhos seja ruim, mas me parece mais fácil ser chamado para trabalhos grandiosos, como aconteceu recentemente enquanto estiver fazendo trabalhos simples dessa forma autoral.

Quando o bom é melhor que ótimo:
"No começo da corrida espacial os americanos descobriram que as canetas que possuíam não escreviam em gravidade zero. Chamaram uma empresa famosa, gastando milhões de dólares, criando uma caneta que escrevia em 0-G, baixas e altas temperaturas, debaixo d’água e de cabeça pra baixo... Os russos levaram lápis!"


13 de maio de 2002

Morre hoje um leitor assiduo de Blogs...
Dessas cinzas nasce essa tentativa de se comunicar sobre uma prisão que eu mesmo
criei, uma carreira de ator. Não que eu seja famoso, e provavelmente a fama vai sempre me tangencia,
mas nunca me sobrepor (ou eu a ela), mas passo a conviver com pessoas que lutam para manter uma imagem
falsa sobre e com as mais surreais (e as vezes comuns) situações dentro da classe artística, onde cada um está só esperando
o momento certo para derrubar o outro (paranóico, eu ???)

Vamos estabelecer esse pacto ? Eu escrevo coisas sem sentido, e vc passa por aqui, lê e se te interessar, volta,
sabendo que a qualquer momento, eu posso sumir. Não pormeto regularidade, nem nomes, mas prometo escrever aqui vivencias autênticas...
E o que mais achar interessante escrever.... quem sabe vc até se diverte um pouco ?