30 de outubro de 2014

Deuses e árvores

Meu vô-drasto" Antonio Olinto dizia : (...) De minha experiência na África, aprendi que a árvore é sagrada. Certa vez, no reino de Keto, visitando meu amigo Ewé, notei que uma árvore estendera um de seus galhos na direção de uma parede alta de sua casa e comentei: "Ewé, você vai ter de cortar aquela árvore, senão ela derruba sua casa".
Meu amigo me olhou espantado e perguntou: "Derrubar a árvore? Eu não posso derrubar aquela árvore". Eu quis saber por que. Resposta: "Um Deus mora naquela árvore". Depois de um ligeiro espanto, indaguei: em toda árvore mora um Deus?
Diante da resposta positiva perguntei: "E se vocês tiverem um terreno com várias árvores e precisarem do lugar para, digamos, construir uma estrada?" Resposta:
"Neste caso, a gente faz uma festa para as árvores, dançamos diante delas e pedimos que os deuses mudem para outras árvores próximas, porque é possível uma árvore ter mais de um Deus""(...)
Não fizeram festa, não dançaram e nem construirem casas ou estradas.
Cortaram uma morada de deuses para fazer demagogia. ‪#‎EPICFAIL‬
http://oglobo.globo.com/brasil/arvore-cortada-para-dar-lugar-propaganda-sobre-preservacao-ambiental-gera-polemica-14398152?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo#ixzz3HY5icKjL

Nenhum comentário: